Sexta-feira, 25/11/2016 – Audiovisual ao Vivo com SIDERALISMO + MÚSICA VISUAL GRANULAR no Projeto Fissura

Nesta Sexta-feira, 25/11/2016, à partir das 19h30, performances audiovisuais com SIDERALISMO, do duo Clássicos de Calçadas, e MÚSICA VISUAL GRANULAR, de Fernando Falci, no Projeto Fissura (Rua Estados Unidos, 472 – Jardins). Acesse o evento no Facebook clicando aqui.

O Projeto Fissura

…materializou na forma de uma casa instável e precária que demanda urgência no seu trato e que será demolida em breve. Abertura frágil no coração da metrópole; espaço físico disponível no seu nobre bairro de vizinhança abastada, cercada por galerias de arte, bancos, escritórios e lojas de luxo. No meio disso: a casa. Vazia, especulada e com os dias contados, desaparecerá selando a FISSURA aberta de uma vez por todas e dando lugar para seus vizinhos de praxe. No entanto a casa está viva e ainda respira, fendida, fora do prumo.
Ativada, a casa se abre. Casa-tela, casa-matéria, casa-instrumento onde um grupo de artistas resolve ocupá-la, antes do seu fim. Suas propostas são as mais abrangentes: contempla variado repertório da arte contemporânea de um modo ou de outro, mas a ocupação que se trama irá além da distribuição de objetos impregnados de sentido pelos espaços precários da casa-encontro. Os artistas propõem não somente o uso e ocupação, mas trabalhos que dialoguem entre si e ativem o espaço de modo dinâmico, colaborativo e coletivo.

SIDERALISMO

…é uma proposta sônica-visual apresentada pelo dúo de live electronic Clássicos de Calçada. O projeto surgiu com a necessidade dos artistas em expandirem seus live sets em uma experiência mais intensa levando o público a um ambiente festivo que integra a cultura club a exploração audiovisual.
O dúo propõe em Sideralismo uma apresentação centrada na cultura pop eletrônica composta para gerar um estado constante de interação entre os elementos audiovisuais manipulados em tempo real e o público. Para isso, os artistas utilizarão entradas de imagens de vídeos produzidos durantes passeios públicos, associadas a imagens captadas ao vivo com o auxílio de uma camera externa, sendo mixadas em tempo real durante a apresentação. As músicas tocadas em Sideralismo são de autoria do duo e influenciadas pela Glitch Music, Hip Hop, Deep Dub e a Dronne Music, complementando a experiência dos artistas com o público no concerto.
A concepção de Sideralismo está relacionada com experiência proposta ao público pelo dúo: por um lado, o princípio estético da obra centrada em composições visuais com bases no pós-pop eletrônico e em narrativas do live cinema. Por outro, a exploração e delimitação espacial com a manipulação tímbrica, a partir do uso de controladores midi e uma série de sintetizadores analógicos tocados durante o show, proporcionando um ambiente que esteja entre a contemplação e a festa.

Clássicos de Calçadas

Já se apresentou em diversos festivais e espaços dedicados a cultura eletrônica: LiveBeats Experimental #4 (São Paulo/2016), Maratona de Performance Da Haus (São Paulo/2016), Estúdio FitaCrepe-SP (São Paulo/2016), 16o LPM Festival (Roma/2015), 7o International Art Festival INCUBARTE (Valencia/2015), 29o AVAV (São Paulo/2014), 12o e 13o Visual Brasil Festival (Barcelona/2015/2014), 2o Encuentro de Arte Sonoro y Exploración Audiovisual (DF, México/2014), ER…VA Telenoika (Barcelona/2014), 4o Hiperorgânicos (Rio de Janeiro/2014), La Generale du Canal (Bruxelas/2013), The Wrong – New Digital Art Biennale (Valencia/2013), #11 ART (Brasilia/2013), Projeto Ruas e Redes – SESC/SP (São Paulo/2013), entre outros. O dúo Clássicos de Calçada é formado pela vídeo artista Tatiana Travisani, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e pelo artista sonoro DeCo Nascimento, doutor em Arte Produção e Investigação pela Facultad de Bellas Artes da UPV (Espanha).

MUSICA VISUAL GRANULAR

…apresenta obras audiovisuais construídas a partir um discurso de texturas sonoras e texturas visuais geradas partir de uma biblioteca de minúsculos fragmentos de som e de imagem. Nesta biblioteca, encontram-se elementos abstratos e sintéticos, como ondas senoidais e formas geométricas, e elementos concretos e amostrados, como gravações de áudio e de vídeo. Este discurso fundamenta-se em teorias bastante atuais da neurociência que descrevem o processo cognitivo de formação de memórias multimodais e suas fragmentações. Nos concertos ao vivo são apresentadas obras em mídia-fixa como “Belly Trick” e “Rain”, como também obras inteiramente geradas ao vivo durante a performance, “Contrapontos LIVE”, em ambos os casos, grande parte da matéria prima, tanto sonora como visual, é produzida por software e hardware exclusivo de desenvolvimento próprio.

Fernando Falci

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Interfaces Tecnológicas para Processos Musicais, realizou estágios de pesquisa no Centre for Musical Research, Bath Spa University (Inglaterra) sobre a composição de Música Visual, e por duas vezes no Input Devices for Music Interaction Lab (IDMIL), McGill University (Canadá) sobre design e criação de Instrumentos Musicais Digitais. Possui dupla formação, como Bacharel em Música Popular, especializado no instrumento Contrabaixo Acústico, e como Bacharel em Ciências da Computação. Em sua arte, investiga as correlações entre o som, a música, a imagem e a animação abstrata por meio da criação de obras audiovisuais, explorando formas alternativas de uso da tecnologia atual. Suas obras foram apresentadas em diversos eventos nacionais e internacionais, entre eles: “Seeing Sound”, “Understanding Visual Music”, “MUSLAB”, “Encontro Internacional de Música e Arte Sonora” e “I Hear Colours, Man!”.

Venha imergir em som e luz !

Grande Abraço,

Fernando Falci.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s