Olá Alunos e Alunas,
Disponibilizo aqui uma pré-produção bem “basiquinha” para a gente praticar o canto com a música A flor e o espinho de Nelson Cavaquinho. Pré-produção é um arranjo simples que serve como guia para que o cantor e os músicos façam a gravação posterior em um estúdio. A ideia da pré-produção é ser simples o bastante para permitir que todos utilizem sua criatividade na hora de cantar e tocar.
A música está disponível em duas tonalidades: Lá Menor (Am) e Dó Menor (Cm). E para cada tonalidade tem duas versões, uma delas com a linha melódica sendo tocada pelo piano, e a outra não tem a linha melódica.
Está música é um samba antigo com duas partes, A e B.
Neste arranjo a Forma da música é: Introdução, A A B A e Coda.
E como praticar ?
–Passo 1: baixe a partitura da música em Lá Menor (AFlorEOEspinho_Am) e em Dó Menor (AFlorEOEspinho_Cm), e execute os passos abaixo avançando gradativamente pela música. Não tente pegar a música inteira de uma só vez, é mais produtivo que você acrescente um compasso de cada vez;
–Passo 2: ouça a versão música que contém a linha melódica diversas vezes cantarolando com “la, lara, la la…”, seguindo a partitura, até você se sentir à vontade com as afinações da melodia. Neste momento é recomendável que você não cante a letra da música, pois muita vezes, cantar com a letra pode mascarar possíveis erros de afinação. Experimente as duas tonalidades, Lá Menor e Dó Menor, e escolha aquela que melhor se adapta à sua voz;
–Passo 3: uma vez escolhida a tonalidade, você pode agora começar a praticar cantando a letra da música acompanhado pela versão que contém a linha melódica;
–Passo 4: finalmente é hora de praticar a música com a versão que não contém a linha melódica tocada pelo piano pois que estará cantando esta linha é você.
Logo abaixo estão as gravações para cada uma das tonalidades (Lá Menor e Dó Menor), com a linha melódica do piano e sem a linha melódica do piano.
Boa Prática e Um Grande Abraço,
Fernando Falci.