Cânone em Mi Menor

Um cânone é uma forma musical cuja melodia é projetada de uma maneira muito especial. Um cânone precisa ser cantado por no mínimo duas pessoas, mas esta pessoas não cantam exatamente juntas. O que ocorre no cânone é que a primeira pessoa começa a cantar sozinha o começo da melodia. Quando a primeira pessoa chega na metade do cânone, somente então a segunda pessoa começa a cantar, mas atenção, ela deve começar a cantar a melodia a partir do início, e não na metade onde estava cantando a primeira pessoa.

Desta forma temos uma melodia que se sobrepões sobre si mesma. Estas sobreposições de melodias são muito bem planejadas pelo compositor de forma que as notas que estejam sendo cantadas em cada momento por uma pessoa e pela outra sejam diferentes e ao mesmo tempo que se construa uma harmonia entre si.

Vamos agora trabalhar com um Cânone na tonalidade de Mi Menor.

Aqui está a partitura em PDF:

E aqui está o áudio tocado ao piano:

Este cânone tem uma melodia formada por 4 frases. Estude bem e memorize estas 4 frases. Os alunos serão divididos em 4 grupos cuja defasagem da entrada se dá a cada começo de frase. A melodia poderá ser cantada com boca chiusa e com vogais. Ao chegar ao término da melodia os cantores devem segurar a nota pedal.

Este trabalho visa aprimorar o uniformidade de timbre, as curvas de intensidade, a independência em sustentar uma linha melódica e a percepção da harmonia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s