2020 chega ao fim, sua marca: adaptação.

Olá amigos, alunos, clientes, parceiros e colegas,

Olá queridos e queridas !

Chegou a hora de escrever a já tradicional mensagem de fim de ano do Estúdio de Arte Multimodal neste ano atípico, dificilmente e dolorosamente excepcional. Mais do nunca, agradeço imensamente à oportunidade que tenho e que criei em minha vida de poder trabalhar com a arte e com a formação, pois acredito que meu trabalho vai muito além da “aula” e da “apresentação” pois permeia a construção do ser humano e a melhora de sua qualidade de vida, e isto certamente traz propósito para minha vida profissional, entre outras coisas. Embora o ano estivesse planejado de outa maneira, o desafio do isolamento me levou a experimentar outros formatos nos quais o Estúdio de Arte Multimodal pode vir à acontecer. O plano era abrir o espaço fisicamente em Fevereiro de 2021, e pode até ser que isso de fato aconteça em um formato online, fruto dos desafios e descobertas deste ano. O Estúdio pode começar como um local virtual onde trabalharemos com o Ensino, a Criação e a Performance de arte em suas mais amplas manifestações, seja na Música, Dança, Teatro, Artes Visuais e todas suas possibilidades de integração.

As atividades de Ensino deste ano totalizaram pouco mais de 500 horas de aula em Música (Canto, Piano, Violão, Contrabaixo, Composição, Repertótio e Teoria) e em Dança (Charleston e Rockabilly); em aulas particulares para os alunos Daiane, Teresinha, Sonia, Vera, Cristina Nicotera, Flavia, Marina, Alexandre, Alipe, Yoko, Paulo Serra, Martim e sua filhota Alice, Juliana, Benedito e Natalie e alguns outros em aulas coletivas. Tudo isso não seria possível sem as parcerias com a 1941 Vintage (Francisco Nogueira), com a Escola de Música Rockabilly (Elizabet Truglio), com a Lado B Escola de Música (Vinícius e Ricardo Saldanha), e ainda, durante o início deste ano, com o Estúdio de Treinamento Artístico (Daniel, César, Carol e Nadir). Além disso, tivemos muitas novas atividades de ensino tais como AULAS ONLINE e AULAS LIVE, a publicação de alguns ARTIGOS no blog aqui do site e a produção de uma dezena de VIDEO AULAS que estão disponíveis de graça no nosso canal do youtube.

Em Criação o ano começou com a surpresa da obra Sao Paulo Granulado de 2019 ser re-exibida durante uma semana na Galeria de Arte Digital da FIESP em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo (evento SP466). Também tivemos um novo projeto selecionado pela FIESP, poeticamente inspirado na respiração humana, que pode vir a acontecer futuramente quando os centros culturais voltarem a funcionar. O projeto Let’s Hop foi concluído e o CD foi lançado com 12 músicas de Gershwin e Cole Porter deliciosas para dançar Lindy Hop, e dando continuidade ao repertório, novas faixas estão sendo produzidas. Entre gravações remotas e cantores mascarados, produzimos o Oh Bum Volume 2 com mais 3 canções de Benedito Bergamo. Com as obras audiovisuais Primavera e Réquiem para nossas florestas, dei início a uma nova série de Vídeos curtos em Música Visual Granular. E finalmente iniciei uma empreitada que a muito queria fazer: gravar meu próprio CD com minhas músicas favoritas e com minha produção, e assim está nascendo o Estados do Ser.

E as Performances, sem teatros e sem bares abertos, foram as mais prejuducadas pelo nosso isolamento social. Não obstante, realizamos 6 shows musicais ao vivo pela internet, aceitando o desfafio de se apresentar sem um suporte técnico e sem o calor do público.

A marca deste ano: a adaptação. Um ano muito desafiador para todos mas que traz consigo a descoberta de novas capacidades. E o que seria do artista se não fosse a sua habilidade de tranformar em arte aquilo que tem em suas mãos. Saber que estamos juntos nesssa empreitada traz grande motivação. Além, é claro, do apoio da família, dos amigos e do amor. Ainda temos o desafio diante de nós, e para enfrentá-lo o melhor possível é muito importante que nos mantenhamos dançando, cantando, tocando, atuando, produzindo e se apresentando.

A arte proporciona o crescimento pessoal, desenvolvendo os sentidos e a capacidade de pensar e de agir de forma criativa e expressiva. Traz melhoras à qualidade de vida do indivíduo que se refletem em seus familiares, em seu trabalho e em nosso coletivo social.

Muito Obrigado e Um Grande Abraço,

Fernando Falci.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s