Curso de Canto

Curso de Canto com professor graduado, mestre e doutor em música. Além do trabalho técnico, o entendimento teórico dos elementos que constituem o ritmo, a harmonia, a melodia e o timbre auxiliam na memorização, na interpretação e na criatividade do músico, desta forma criando uma base sólida para a criação de seu próprio discurso musical. Neste curso você irá desenvolver:

  • Leitura de textos fundamentais para o cantor;
  • Exercícios preparatórios para o canto;
  • Técnicas respiratórias, de ressonância e de extensão vocal;
  • Articulação, dicção e interpretação;
  • Técnicas avançadas de canto (melismas, drives, controle do timbre e da dinâmica);
  • Percepção musical de melodia, ritmo, harmônica e forma;
  • Teoria musical para entender forma, estrutura melódica, progressões harmônicas, grades rítmicas;
  • Composição musical básica como instrumentação e arranjo.

Vamos realizar um processo criativo de interpretação musical com o canto, por meio de uma metodologia em camadas que pode ser utilizada para preparar a apresentação de suas canções enriquecendo os aspectos artísticos. Serão abordadas as técnicas fundamentais da voz cantada, vamos trabalhar com os detalhes da palavra e com a compreensão da letra das músicas escolhidas.

TEXTOS

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS

  • Alongamento e Aquecimento Global
  • Alongamentos para o canto
  • Aquecimentos para o canto
  • Postura para o canto (base, coluna, pescoço)
  • Aquecimentos para mandíbula, lábios e língua
  • Aquecimentos da face (olhos, testa, bochechas)
  • Massagem para o canto

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS

TÉCNICAS DE RESSONÂNCIAS

TÉCNICAS DE EXTENSÃO VOCAL

  • Vocalize com Perfil Melódico com Segunda e Terça Maior
  • Vibração de Lábios (13531, repetição)
  • Vibração de Língua (13531, repetição)
  • Potência com “No” + “Ne” + “Ni”
  • Voz com “Zé-Oé-Oé” + “Zi-Ui-Ui” (13531)
  • Voz com “Moim” + “Mia” (1358531)
  • Stacato com “Vi” + “Vo” + “Vi-Vo” (13531)
  • Voz com “Ka” + “Cok” (1358888531)
  • Descidas com “Kiuh” + “Nem” + “Nim” + “Nhã” (54321)
  • Subidas e descidas rápidas com “Bla” + “Ia” (123454321,5,1)
  • Desenvolvimento da região médio-aguda

PERCEPÇÃO MUSICAL

  • Curvas Melódicas
  • Imitação de Altura da Voz
  • Imitação de Altura do Instrumento Musical
  • Pentacorde Maior (Raiz, 2M, 3M, 4J, 5J)
  • Pentacorde Menor (Raiz, 2M, 3m, 4J, 5J)
  • IO-VA A-A-A DO (115 432 1) com pedal
  • IO VI-I-I I-I-I DO (11565 432 1) com pedal
  • Intervalos Musicais de Quarta Justa e de Quinta Justa
  • Intervalos Musicais de Oitava
  • Intervalos Musicais de Terça Maior (3M) e de Terça Menor (3m)
  • Tríade Maior e Menor

RITMO

  • Jogo da flecha no tempo
  • Jogo da flecha no contratempo
  • Acentos rítmicos nas letras de música
  • Agrupamento de pulsos (semibreve,mínima pontuada, mínima, semínima)
  • Pulso e subdivisões por 2, 3 e 4 (semínima, colcheia, tercina, semicolcheia)

ARTICULADORES E DICÇÃO

  • Frases para repetição bem articulada
  • Frases para repetição em uma única respiração

TÉCNICAS AVANÇADAS

  • Vibrato (enguiço, fantasma, tom, semitom, apoio diafragmático)
  • Drives (Fry, creek, growl)

DINÂMICAS

  • Siga o mestre
  • Não siga o mestre
  • Telefone sem fio
  • Convergir e Divergir
  • Imitar, improvisar, passar o som
  • Dialogo de pequenos motivos
  • Encontre o seu par
  • Melismas indígenas
  • O alface
  • Laboratório de Vozes

INTERPRETAÇÃO

DINÂMICAS COM MÚSICAS

CANTO E CANÇÃO

MÚSICAS PARA CORAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s