Oficina de Canto e Interpretação

Nesta oficina vamos realizar um processo criativo de interpretação musical com o canto. Vamos apresentar uma metodologia em camadas que pode ser utilizada para preparar a apresentação de suas canções enriquecendo os aspectos artísticos. Serão abordadas as técnicas fundamentais da voz cantada, vamos trabalhar com os detalhes da palavra e com a compreensão da letra das músicas escolhidas.

TEXTOS

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS

  • Alongamento e Aquecimento Global
  • Alongamentos para o canto
  • Aquecimentos para o canto
  • Postura para o canto (base, coluna, pescoço)
  • Aquecimentos para mandíbula, lábios e língua
  • Aquecimentos da face (olhos, testa, bochechas)
  • Massagem para o canto

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS

  • Soltar o ar residual com glote livre
  • Inspirar lentamente
  • Soltar o ar lentamente com glote livre
  • Estudo da Respiração Diafragmática
  • Estudo da Respiração Intercostal
  • Estudo da Respiração Toráxica
  • Estudo do Apoio
  • Vibração de Lábios
  • Vibração de Língua
  • Respiração Dinâmica levantando os braços
  • Stacato com Glote Livre

TÉCNICAS DE RESSONÂNCIAS

  • Estudo das Ressonâncias (degraus)
  • Glissando com Ressonância (rampas)
  • Sustentação com Ressonância “mmm” + “nnn”
  • Sustentação com Ressonância + “O” + “I” + “OI”
  • Sustentação com Ressonância + “E” + “A” + “EA”
  • Sustentação com “Vo” + “Ve” + “Vi”
  • Sustentação com Vibração de Lábios
  • Sustentação com Vibração de Língua
  • Glissando e transição da Voz de Peito para Voz de Cabeça
  • Glissando e transição da Voz de Cabeça para Voz de Peito
  • Glissando e transição com “Mié” (1/8\1)

TÉCNICAS DE EXTENSÃO VOCAL

  • Vibração de Lábios (13531, repetição)
  • Vibração de Língua (13531, repetição)
  • Potência com “No” + “Ne” + “Ni”
  • Voz com “Zé-Oé-Oé” + “Zi-Ui-Ui” (13531)
  • Voz com “Moim” + “Mia” (1358531)
  • Stacato com “Vi” + “Vo” + “Vi-Vo” (13531)
  • Voz com “Ka” + “Cok” (1358888531)

PERCEPÇÃO MUSICAL

  • Curvas Melódicas
  • Imitação de Altura da Voz
  • Imitação de Altura do Instrumento Musical
  • Pentacorde Maior (Raiz, 2M, 3M, 4J, 5J)
  • Pentacorde Menor (Raiz, 2M, 3m, 4J, 5J)
  • IO-VA A-A-A DO (115 432 1) com pedal
  • IO VI-I-I I-I-I DO (11565 432 1) com pedal
  • Intervalos Musicais de Quarta Justa e de Quinta Justa
  • Intervalos Musicais de Oitava
  • Intervalos Musicais de Terça Maior (3M) e de Terça Menor (3m)
  • Tríade Maior e Menor

RITMO

  • Jogo da flecha no tempo
  • Jogo da flecha no contratempo
  • Acentos rítmicos nas letras de música
  • Agrupamento de pulsos (semibreve,mínima pontuada, mínima, semínima)
  • Pulso e subdivisões por 2, 3 e 4 (semínima, colcheia, tercina, semicolcheia)

ARTICULADORES E DICÇÃO

  • Frases para repetição bem articulada
  • Frases para repetição em uma única respiração

TÉCNICAS AVANÇADAS

  • Vibrato (enguiço, fantasma, tom, semitom, apoio diafragmático)
  • Drives (Fry, creek, growl)

DINÂMICAS

  • Siga o mestre
  • Não siga o mestre
  • Telefone sem fio
  • Imitar, improvisar, passar o som
  • Dialogo de pequenos motivos
  • Encontre o seu par
  • Melismas indígenas
  • O alface
  • Laboratório de Vozes

INTERPRETAÇÃO

MÚSICAS

MÚSICAS PARA CORAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s