Oficina de Experimentação e Criação em Música Visual Granular

Nesta oficina os participantes realizarão o processo criativo de uma obra audiovisual na estética da Música Visual Granular. Para tanto, serão descritos brevemente os fundamentos teóricos da Música Visual e do Paradigma da Granularidade, eixos propulsores da pesquisa realizada pelo artista Fernando Falci para produção de suas obras. Na sequência, a criação terá como base o material audiovisual coletado pelos próprios participantes, utilizando softwares de uso livre. Ao final da oficina, os participantes terão criado sua própria obra audiovisual gerativa.

Algumas fotos da oficina realizada no SESI em 12 e 13/04/2019.

PÚBLICO ALVO

Estudantes e profissionais nas artes do som e da imagem com diferentes níveis de experiencia e público em geral. Não é necessária experiência na área e nem habilidades tecnológicas. Computadores pessoais serão de grande ajuda.

OBJETIVO

Democratizar e divulgar os conhecimentos da pesquisa em Música e Tecnologia, produzir uma obra audiovisual em mídia-fixa, estimular os participantes e reconhecerem suas habilidades individuais e a complementaridade que estas representam para o coletivo, provocar a reflexão a respeito da relação entre o cidadão e a cidade.

NECESSIDADES TÉCNICAS E MATERIAIS NECESSÁRIOS

Projetor para apresentação do conteúdo teórico, computadores pessoais dos participantes, acesso à internet, material de papelaria (régua, tesoura, papeis coloridos, lápis e borracha), revistas diversas, softwares livres de licença (audacity e pure data), sistemas proprietários do projeto.

METODOLOGIA

Esta oficina tem duração adaptável entre de 8 a 16 horas distribuídas uniformemente em 3 atividades: (1) Apresentação do conteúdo teórico das áreas da Música Visual e da Síntese Granular que fundamentam a estética da obra; (2) Experimentação prática em Música Visual e Síntese Granular da forma como os pioneiros destas áreas realizavam; (3) Criação coletiva de uma obra em mídia-fixa dentro da estética da Música Visual Granular
utilizando os sistemas proprietários.

  • DA FLAUTA DE OSSO À SÍNTESE GRANULAR
  • LABORATÓRIO EM SÍNTESE GRANULAR
  • DEFINIÇÕES DA MÚSICA VISUAL
  • LABORATÓRIO EM MÚSICA VISUAL
  • SÍNTESE GRANULAR AUDIOVISUAL
  • COLETA DE MATERIAL AUDIOVISUAL
  • CRIAÇÃO EM MÚSICA VISUAL GRANULAR

LABORATÓRIO EM MÚSICA VISUAL

Neste laboratório os participantes realizarão uma colagem coletiva a partir de fragmentos de imagem recortados de revistas diversas e serão estimulados a refletir sobre cor, forma, conteúdo, textura e relações do conteúdo visual.

Algumas fotos deste laboratório.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s