Sobre

Estúdio de Arte Multimodal

Fernando Falci

Lista de Apresentações

Publicações Acadêmicas

Software e Hardware


Estúdio de Arte Multimodal é um ambiente criativo voltado para a produção, performance e ensino de artes em suas diversas formas: a música, a pintura, a animação abstrata, o cinema, o teatro, a dança, entre outras. Um objeto de arte ou uma apresentação artística é uma forma de expressão pela qual um indivíduo ou grupo de indivíduos conhecem a si mesmo e transmitem este conhecimento ao próximo, por meio de uma comunicação que pode ser mais literal, figurativa e concreta ou mais sensorial, sutil e abstrata. Quando a arte é produzida ou contemplada, este processo se manifesta através da totalidade de cada ser, por meio de todos os seus órgãos dos sentidos simultaneamente, bem como de suas experiências, inteligências, emoções e relações interpessoais.

A multimodalidade artística é uma forma de abordar a produção, a performance e o ensino de arte considerando que todos os sentidos do indivíduo devem atuar no processo, tornando indefinidas as fronteiras que separam as artes do som, da imagem, do volume, do espaço, do palco, do corpo, etc. Desta forma, é potencializado o papel da arte de desenvolver os sentidos e a capacidade de pensar e de agir de forma criativa e expressiva, proporcionamento o crescimento pessoal, e assim, trazendo melhoras à qualidade de vida do indivíduo que se refletem em sua vida familiar, em seu trabalho e em nosso coletivo social.


Fernando Falci é Doutor (2016) e Mestre (2010) em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Interfaces Tecnológicas para Processos Musicais, realizou estágios de pesquisa no  Centre for Musical Research, Bath Spa University (Inglaterra) sobre a composição de Música Visual, por meio da Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e por duas vezes no Input Devices for Music Interaction Lab (IDMIL), McGill University (Canadá) sobre design e criação de Instrumentos Musicais Digitais a partir de sensores eletrônicos, sendo a primeira vez por meio do Programa de Líderes Emergentes das Américas (ELAP) do governo canadense e outra por meio da Bolsa de Mobilidade Internacional do Programa Santander Universidades. Possui dupla formação: Bacharel em Música Popular (2007), especializado no instrumento Contrabaixo Acústico, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), e Bacharel em Ciências da Computação (2001) pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Em sua pesquisa investigou as correlações entre o som, a música, a imagem e a animação abstrata por meio da criação de obras audiovisuais em diversos suportes como mídia fixa, performance em tempo real e instalações interativas, explorando formas alternativas de uso da tecnologia atual. Suas obras audiovisuais foram apresentadas em diversos evento nacionais e internacionais, entre eles: “Seeing Sound”, “Understanding Visual Music”, “MUSLAB”, “Encontro Internacional de Música e Arte Sonora” e “I Hear Colours, Man!”. Também estudou o design de instrumentos musicais digitais com dispositivos eletrônicos, possui dez anos de experiencia no mercado de trabalho de desenvolvimento de software e é professor de danças de salão.

A partir destes resultados, seu trabalho recente concentra-se na criação de esculturas interativas acompanhadas por som e imagem como a “Estrela Sensível” (Guto Requena – Heineken) e “Zonas de Indiscenirbilidade” (Vestígios Paulistanos – Galeria de Arte Digital do SESI), como instrumentista e arranjador em grupos de música popular como “Mara Falci e Os MaraJazz”, compositor e performer de trilhas sonoras para dança e teatro como “Intolerância com Intervalo de Confiança” (Coletivo de Sonhos) e “A Rainha da Dança” (Sr. K. Cia. Teatral), e curadoria para eventos de arte audiovisual, música, teatro e dança, tais como o Mult.Arts.Fest.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s